
Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que, em grandes centros urbanos, há um cão para cada cinco habitantes - cerca de 10% deles em estado de abandono. Em São Paulo, por exemplo, cuja população é de 10 milhões de habitantes, isso significa 100 mil animais sem um lar. Diante deste contexto, na maioria das vezes, encaminhar um animal para um abrigo pode não ser a melhor solução.
A iniciativa das entidades de proteção animal que possuem abrigos representa um ato de solidariedade genuína, mas, infelizmente, ineficaz diante da atual conjuntura.
Em função disso, o destino desses animais depende da ação de pessoas sensíveis e conscientes como você.
Quero ajudar esse animal
Se encontrou um animal abandonado, pode ser que ele esteja perdido. Você pode seguir as orientações abaixo:
Tente suprir as necessidades primeiras desse animal (água e comida). Se ele for um recém-nascido, veja algumas orientações aqui.
Coloque cartazes, com a descrição do animal em clínicas veterinárias, pet shops, supermercados, lojas e outros locais de circulação de pessoas na região onde você mora.
Fale com os vizinhos e comerciantes do bairro - o dono do animal pode estar fazendo o mesmo.
Verifique se alguém deixou anúncio com a descrição do bicho em algum siteou orkut das ong´s ou do nosso quadro no supra sumo .
Caso o animal esteja com plaqueta e um número de registro, procure o Centro de Controle de Zoonoses ou similar de sua cidade. Mas lembre-se: geralmente o tempo máximo de permanência do animal é de três dias. Depois disso, ele poderá ser sacrificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário