sábado, 6 de fevereiro de 2010

Matinhos lança campanha contra cães nas areias da praia



A prefeitura de Matinhos lançou no inicio deste verão uma campanha para alertar veranistas e moradores de que a presença de animais nas areias das praias e no mar aumenta o risco de doenças trazidas por vermes ou parasitas.
O primeiro passo desta campanha será a distribuição de panfletos para a população, placas serão fixadas a cada 500 metros da orla de Caiobá e Matinhos para deixar claro que cachorros não são permitidos no local. A orientação também vai ser feita em uma tenda montada na praia, e os folhetos serão encontrados ainda em postos da Polícia Militar (PM) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).



A proliferação de cachorros de rua nos municípios do litoral paranaense tem preocupado moradores e banhistas. A prefeitura de Matinhos deve começar a distribuir panfletos como ação de conscientização, numa tentativa de conter o número de animais na praia.
“O objetivo é alertar os donos dos animais sobre o que pode e o que não pode ser feito, além de prestar orientações sobre as medidas que podem prevenir a contaminação de patologias”.
Existe uma lei municipal que restringe a presença de animais na orla, com a previsão de multa para o proprietário do bicho, antes de levar o cachorro para as férias com a família providencie vacinas e doses de vermífugos administradas pelo veterinário. A maior preocupação fica por conta dos cachorros de rua.
Todos os dias e possivel ver de quatro, cinco cachorros soltos pela praia. Estes podem transmitir inclusive raiva e outras doenças de pele.
A prefeitura prevê, ainda para este primeiro semestre, a implantação de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que deve ser viabilizado por meio de recursos da Funasa e da Regional de Saúde respectiva.
O espaço é importante para a recuperação de animais e para posterior processo de adoção dos bichos.
O departamento de zoonoses, em parceria com a Secretaria de Saúde e organizações não-governamentais (ONGs), deve dar início a um trabalho de castração para o controle da população de cães e gatos.


A prefeitura deve realizar um censo, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), para cadastrar todos os animais domésticos no município. O levantamento deve ficar pronto em três meses

Nenhum comentário: